CONTEÚDOS:
Gênero Literário: Poesia
- Comunicação oral
- Edição de textos
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
NÍVEL MODALIDADE DE ENSINO: 1ª Série do Ensino Médio/ Curso Médio Básico
OBJETIVO:Identificar características dos gêneros orais e escritas, observando suas diferenças na oralidade, colocando em prática do processo de retextualização (transcrição, edição e revisão)
O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESSA AULA?
Ser capaz de reorganizar, melhorar, analisar e refletir a oralidade para produzir a escrita de forma clara e coerente, dentro das características e gêneros textuais.
Duração das atividades: 1 aula de 50 minutos
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA:
AULA- Abordagem do tema em sala de aula de forma Expositiva (Introdução e aprofundamento) : Conduzir os alunos para a sala de Informática e divida a classe em grupos, apresentando um texto em forma de POESIA, retirada do livro Barco de Pedra do autor Tocantinense Dorival Santiago . Em seguida, colocando-os em frente aos computadores para conhecer processadores de texto, correio eletrônico e os mecanismos da informática no trabalho com os gêneros textuais. Abra-os no Power Point, peça a cada aluno para transcrever a poesia no aplicativo word digitando com algumas ilustrações utilizando pesquisas na internet.
http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%AAnero_liter%C3%A1rio
RECURSOS TECNOLÓGICOS COPLEMENTARES:
- Internet;
- Ferramentas de publicação;
- Processadores de textos;
- Computador;
- Editores de imagem.
AVALIAÇÃO:
No decorrer das aulas e ao final, observar se os estudantes conseguiram:
- distinguir as diferenças entre a linguagem oral e a escrita;
- compreenderam a função e as características de cada um do gêneros trabalhados nos
Programas
- interatividade da turma nos grupos de trabalho
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário