TEXTO SÍNTESE : Pensando Sobre Possíveis Mudanças e Contribuições das Tecnologias.
TICs, Tecnologias da Informação e Comunicação, cada vez mais, parece impossível imaginar a vida sem essas tecnologias. Para buscar resposta as questões relacionadas entre a tecnologia e a escola, como:
- Como utilizar os novos recursos tecnológicos? e quando usá-los em sala de aula? A resposta é estabelecer critérios de que só vale levar tecnologia para a sala de aula, se ela estiver a serviço dos conteúdos. Porque do ponto de vista do aprendizado, essas ferramentas devem colaborar, no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo
globalizado.
Para melhor utilizar as tecnologias em sala de aula, busquei elencar algumas
recomendações de especialistas:
- avalie quais conteúdos, são mais bem abordados com as tecnologias e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje;
- familiarize com o básico do computador e da internet;
- certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usá-los;- discuta-se precauções no uso da internet, na comunicação online e por fim recorra as pessoas que dominam essa área.
Como desenvolver esse processo, diante de tantos conteúdos, que já vem pronto para nossos alunos? Deve-se informatizar os métodos tradicionais de instrução, contextualizando vídeos, fazendo uso de blogs, fotoblogs, e outros, são excelentes ferramentas metodológicas. Pois a necessidade de trabalhar novas ferramentas de interação no espaço virtual é um desafio didático-pedagógico, quando bem analisadas e planejadas, promovem a autonomia e a flexibilização do espaço-tempo do aluno. Contudo para que elas se tornam elementos fundamentais na mediação dos processos de ensino e aprendizagem, é necessário um norte pedagógico para desenvolver atividades educativas dessa natureza.
Conforme Moran (2004), o ambiente virtual de aprendizagem amplia espaços de formação que proporcione aos usuários acesso a informação a qualquer dia, hora e local, mas, afinal, de que maneira se dá a interação dessa tecnologia com o ensino-aprendizagem.
Por fim, não basta ter acesso à tecnologia, para ter o domínio pedagógico. Há um tempo grande, entre o conhecer, utilizar e modificar o processo. Porque atualmente as constantes mudanças no sistema de produção e de serviços, exige que o sujeito saiba pensar, seja crítico e competitivo para sobressair no mercado de trabalho e na vida.
TICs, Tecnologias da Informação e Comunicação, cada vez mais, parece impossível imaginar a vida sem essas tecnologias. Para buscar resposta as questões relacionadas entre a tecnologia e a escola, como:
- Como utilizar os novos recursos tecnológicos? e quando usá-los em sala de aula? A resposta é estabelecer critérios de que só vale levar tecnologia para a sala de aula, se ela estiver a serviço dos conteúdos. Porque do ponto de vista do aprendizado, essas ferramentas devem colaborar, no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo
globalizado.
Para melhor utilizar as tecnologias em sala de aula, busquei elencar algumas
recomendações de especialistas:
- avalie quais conteúdos, são mais bem abordados com as tecnologias e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje;
- familiarize com o básico do computador e da internet;
- certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usá-los;- discuta-se precauções no uso da internet, na comunicação online e por fim recorra as pessoas que dominam essa área.
Como desenvolver esse processo, diante de tantos conteúdos, que já vem pronto para nossos alunos? Deve-se informatizar os métodos tradicionais de instrução, contextualizando vídeos, fazendo uso de blogs, fotoblogs, e outros, são excelentes ferramentas metodológicas. Pois a necessidade de trabalhar novas ferramentas de interação no espaço virtual é um desafio didático-pedagógico, quando bem analisadas e planejadas, promovem a autonomia e a flexibilização do espaço-tempo do aluno. Contudo para que elas se tornam elementos fundamentais na mediação dos processos de ensino e aprendizagem, é necessário um norte pedagógico para desenvolver atividades educativas dessa natureza.
Conforme Moran (2004), o ambiente virtual de aprendizagem amplia espaços de formação que proporcione aos usuários acesso a informação a qualquer dia, hora e local, mas, afinal, de que maneira se dá a interação dessa tecnologia com o ensino-aprendizagem.
Por fim, não basta ter acesso à tecnologia, para ter o domínio pedagógico. Há um tempo grande, entre o conhecer, utilizar e modificar o processo. Porque atualmente as constantes mudanças no sistema de produção e de serviços, exige que o sujeito saiba pensar, seja crítico e competitivo para sobressair no mercado de trabalho e na vida.
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