quinta-feira, 7 de outubro de 2010

projeto tecnologia a favor do meio ambiente

CURSO:Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
TUTORA: Auta Fernandes
CURSISTAS: Cely Faria de Andrade
Deijanira Alves Gomes Luz
UNIDADE: 4
ATIVIDADE: 2B – Projetos de Trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias.
ao currículo.

PROJETO INTERDISCIPLINAR PARA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Título: Projeto: A TECNOLOGIA À FAVOR DO MEIO AMBIENTE
Objetivos:• Levantar a discussão sobre diferentes recursos tecnológicos e os desafios para e educadores em sua diversidade em escala-mais próxima do educando: seu dia a dia, seus interesses pelas mídias voltadas para a aprendizagem
• Oferecer técnicas aos alunos para desenvolver projetos com integração de distinta linguagem hipermídia nas aulas, como parte do cotidiano escolar inerente ao meio ambiente a aos outras disciplinas.
• Envolver o trabalho, com os alunos, nas diversas disciplinas por meio de diferentes atividades.
- Contribuir para formação de cidadãos, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade local e global
- Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambienta de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo positivo, para garantir um meio ambiente saudável e de boa qualidade de vida
TempoO projeto, caso você tenha um tempo pequeno, tem a possibilidade de ser desenvolvido em um mês. Entretanto, como o tema é bastante abrangente, instigante e promove resultados significativos depois das atividades realizadas, poderá se estender para três meses, isso com o trabalho em conjunto entre os professores. E ainda, por ter possibilidade para lançamento de discussões no blog, ao longo do tempo, é um projeto que poderá ser alimentado o ano todo com novas leituras e discussões pertinentes.
Sobretudo o projeto certamente poderá ser pensado de forma oportunista e pontual caso ocorra algum evento na escola ou socialmente em que essa discussão seja pertinente e importante.
RecursosComputador com Word, Excel, Power Point, Internet Explorer, Material para cartazes e desenhos como canetas coloridas, Imagens de revistas e jornais, fotos, cola, tesoura, Blogs, Filmes.
(Encaminhamento Um Caminho Possível Metodológico)(Professor estas atividades devem se adequar a sua hora aula, podendo durar o tempo que achar necessário. Estruture as atividades da forma que melhor lhe convier)
Atividade 1 – Reflexão com base no homem e a natureza- assistir a um filme.Inicie sua aula comentando com os alunos sobre atividades que possibilitem uma participação , desde a definição de ações significativas de educação ambiental, refletindo sobre os problemas que afetam sua vida, a de comunidade, a de seu país e do planeta. Desta forma, pensamos um pouco: Será que é mesmo possível que as pessoas tenham consciência que a exploração desenfreada de recursos naturais prejudica a vida no futuro? Será que podemos dizer: sou um defensor da natureza.Em seguida questione os alunos: O que você gosta mais na natureza? Como você colabora com o meio ambiente? Enfim, como é o “seu jeito de agir”? discutir o uso das tecnologias que mediam as várias dimensões da vida atual . Assim sensibilizados para o tema, poderão, então, elaborar um texto no Word sobre o conteúdo.
Atividade 2 – organização de blog a partir do tema: defensor da natureza. Exposição dos resultados – gráficos – Excel. (Apresentação dos resultados em Power Point, Cartazes, etc.)
Inicie a aula questionando os alunos sobre a experiência que tiveram em fazer as atividades. Depois de um bate papo os alunos apresentam os resultados das discussões. Que tal organizar um blog para isso? Ele é um espaço onde podemos mostrar nossas discussões e, ao mesmo tempo, ver o que pensam outras pessoas que acessarem o blog. Podemos também repassar os dados das entrevistas para o Excel e criar os gráficos. A atividade de apresentar a estatística pode ser acertada com os alunos de maneira que se juntem em grupos e, quando ficarem prontas, apresentam em Power Point, ou Movie Maker ou em Cartazes que serão espalhados ou expostos pela/para a escola.
Atividade 3 – criação de painel temático com recursos diversosProporcionar discussões enriquecidas com as histórias pessoais que matavam animais e devastavam florestas, e outras nas diversas formas citadas neste projeto. Temas pertinentes as questões ambientais, os impactos sociais presentes na construção de usinas hidrelétricas da nossa região e as queimadas que tanto prejudica a vida dos seres vivos.Um grande painel digital (power point, blog, Word, etc.) para novas discussões, leituras de jornais e revistas que estão sempre trazendo casos de degradação que surgem a todo instante, pode ser construído. Portanto, sempre que for oportuno retome os temas juntamente com seu conteúdo.
Atividade 4 – Debate em sala – filmes, pesquisa na internet, entrevistas, leitura de artigos em jornais, , mídia televisiva, etc.
Professor outra atividade possível para dinamizar mais o seu trabalho é organizar visitas no Parque do ARAGUAIA, JALAPÃO E CANTÃO. Crie vários grupos na sala de aula (ou outro espaço possível) e cada um deverá discutir entre eles sobre o a visita nos parques de preservação ambiental. Em seguida a retatos dos grupos, do que foi visto nas visitas, e em seguida fazerem uma síntese. Depois proponha que pesquisem sobre os mesmos em alguns veículos de comunicação, em vídeos, na internet, etc. Pontue com seus alunos o que mais chamou atenção, como pessoa críticas, transformadoras da sociedade e de sua realidade.
Atividade 5 - Trabalho com música – interpretação da letra e paródias da música de GUILHERME ARANTES – “Planeta Água”, aborde e reflita criticamente com seus alunos sobre a importância da água no planeta. Solicite que selecionem frases que falam de natureza, paródia sobre os temas abordados e apresentar para a turma ou para a escola, como fechamento da atividade.
Atividade 6 - Trabalhos em colaboração com outros professores de diferentes disciplinas:
Língua Portuguesa.
• Sugestão- construir um jornal com os alunos. Veja a sugestão no link: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/08/projeto-o-jornal-em-sala-de-aula.). Ele detalha como você pode criar um jornal com seus alunos. • Sugestão - trabalhar com o Jornal em sala de aula, analisar os artigos que se apresentam nele e retirar destes, os temas desejados. Veja as sugestões de links: http://www.scribd.com/doc/14779897/Projeto-Para-a-Atividade-7-Jornal-Na-Sala-de-Aula http://www.cartanaescola.com.br/edicoes/20/o-jornal-na-sala-de-aula/ • Sugestão - produzir poesias, textos de cordel, poemas e outros que você achar interessante para esta atividade.
História.• Sugestão - trabalhar com a pesquisa na internet. Divida a turma em grupos por regiões brasileiras e encaminhe-os para o computador onde farão uma pesquisa sobre a flora e a fauna da região Norte que o grupo ficou responsável. Depois da pesquisa pronta cada grupo informa aos colegas o que aprenderam com a investigação. Aqui é importante preparar um instrumento de pesquisa, com o que você deseja que os alunos pesquisem para direcioná-los e ajudá-los sem perder tempo.
Geografia.• Sugestão – utilizar a mesma metodologia acima, porém a pesquisa será com base nos espaços geográficos. Por exemplo: depois de feita a pesquisa comparar as regiões e verificar qual que apresenta um índice maior em extensão geográfica. Depois da pesquisa realizada os alunos podem produzir textos no aplicativo Word, bem como preparar uma apresentação para a escola ou outros colegas (trabalho em grupo) com os aplicativos Power Point, nas aulas de Informática. Neste caso além de aprenderem a utilizar a ferramenta os alunos estarão reforçando o a aprendizagem do conteúdo.
Arte.• Sugestão – Produzir cartazes e colocá-los em pontos estratégicos de visualização na escola. Deixar um cartaz em branco, junto aos outros cartazes, para que as pessoas que por ali passarem, deixem a resposta para a seguinte pergunta: como posso contribuir para a melhoria do clima no planeta? Usar os resultados para estudo na sala de aula.• Sugestão – Com o celular, os alunos devem tirar fotos, em casa ou no bairro, de atitudes que apresentam os cuidados com o lixo. Em seguida, com a ajuda do professor de Informática ou nas aulas no laboratório de informática, eles podem baixar e gravar as fotos inseri-las em um aplicativo como Power Point ou Movie Maker e apresentar aos colegas. Nesta apresentação eles devem colocar um fundo musical, frases importantes que representem a imagem e também uma legenda para facilitar a leitura visual da foto.
Matemática.• Sugestão – Solicite ajuda do professor de informática se for necessário e proponha aos alunos que criem gráficos com os dados coletados nas visitas aos parques de reservas estaduais.
A avaliação se dará com o envolvimento dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas. Como sugestão você pode criar uma tabela onde poderá anotar a participação nas atividades, a consistência dos trabalhos realizados, a qualidade do material apresentado, etc, de cada um de seus alunos.
Filosofia.• Sugestão – com os debates feitos em sala, construam textos síntese e solicite que os alunos, usando a técnica de apresentação “mesa redonda”, façam comunicações sobre estes textos para os colegas e, se possível, a comunidade escolar. • Sugestão – criar o “Espaço Filosófico” na escola, o qual reúne grupos de alunos de várias idades para refletirem sobre as atitudes sobre a preservação ambiental que existe na escola e na sociedade. Os alunos podem se inscrever para participar das assembléias, as quais podem ser uma vez por semana ou uma vez por mês. Determine o tempo de duração e a quantidade de alunos para cada encontro. Sistematize o tempo de reflexão e converse com os alunos sobre a importância deste espaço para expor situações que os incomodam, bem como contar as atitudes que tiveram para fazer valer o que se discute. Desta forma os alunos exercem a cidadania de maneira democrática e consciente, a partir daí podem transformar a sociedade, a relação e o respeito com o outro.
AVALIAÇÃO:
Através de um processo de comparação do saber adquirido do antes e o depois, pela produção das atividades desenvolvidas pelos alunos e pela interatividade da turma nos trabalhos em grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário